10 de outubro de 2010

A saudade nasce quando existe amor e ausência...


'Livrar-se de uma lembrança é um processo lento, impossível de programar. Ninguém consegue tirar alguém da cabeça na hora que quer, e às vezes a única solução é inverter o jogo: em vez de tentar não pensar na pessoa, esgotar a dor. Permitir-se recordar, chorar, ter saudade. Um dia a ferida cicatriza e você, de tão acostumada com ela, acaba por esquecê-la. Com fórceps é que a criatura não sai.' Martha Medeiros

Hoje, aqui escrevendo, sou a recordação de um bom momento. Do mais tenho certeza: que nenhuma beleza tenho, que o que trago são versos e um coração sagrando, e o que levo é uma saudade de um não sei o quê. A saudade é uma ausência que faz do ausente cada vez mais presença em nós. É um sentimento que une irremediavelmente, as pessoas aos lugares, as pessoas às coisas, as pessoas às pessoas e deixa um gosto mágico de nostalgia no ar, quase sempre. Saudade é uma palavra muito bonita, única, o dicionário define saudade como "lembrança grata de pessoa ausente ou de alguma coisa de que nos vemos privados."

A gente sempre pensa mesmo que tudo vai dar certo e durar para sempre. Mas as coisas não são assim, e não teriam graça alguma se fossem. Onde ficaria a tal da saudade? Esse sentimento bonito e puro que faz com que fiquemos emocionados quando lemos mensagens enviadas de madrugada por alguém que você nunca viu? Essa sensação gostosa de ser lembrada de repente, receber cartas! Cartas são ótimas! Nos aproximam de forma mágica e bonita de outras pessoas! São nas cartas que expomos de forma verdadeira nossos pensamentos e medos. Muitos dizem que a palavra dita pessoalmente tem mais valor, eu digo que o valor maior está nos detalhes. Não necessariamente nas palavras e no local onde são ditas, escritas. Escreva AMOR em uma 'folha A4' grande e espaçosa, logo após escreva AMOR em um papel importante, algo como o ingresso daquele dia que foram ao cinema pela primeira vez ou no histórico de conclusão do seu curso de graduação. Quem sabe em uma foto de algum dia importante com os amigos? Note a diferença... O valor das palavras, assim como o AMOR demonstrado estão dos detalhes! A saudade é cheia de detalhes. Saudade de pessoas que te apóiam sempre, nos momentos bons e ruins.

A saudade que sentimos por alguém nos faz mais fortes! Nos faz buscar novos caminhos. Não haveria na saudade também um pouco de fé? Essa que buscamos para esquecer ou para lembrar momentos? Essa que nos faz levantar da cama todo dia de manhã? Em tudo na vida é preciso ter fé!

O mundo está cheio desse sentimento chamado saudade! Saudade do que vivemos, do que não vivemos, do que queríamos desesperadamente viver! Saudade que nos ampara ou machuca com pequenos 'flashbacks' inesperados. Saudade é um sentimento multifacetado não acham? Ela é rosa, azul, e negra! Ela é luz e escuridão!

Saudade... Nesse momento você esta em um dia que não veio! Haverá amanhã de estar em algo vivido? Com isso, dia de hoje, deixo registrado o carinho e a saudade que já sinto de vocês. Que venham dias melhores, que eu não esqueça de vocês, que foi com quem aprendi a ser forte e a driblar da melhor maneira os obstáculos que a vida coloca a minha frente todo dia quando tiro o pé da cama.

O amor, e principalmente a saudade exige ação.

Beijos. Desde já, saudade!

Um comentário:

Anônimo disse...

Que lindo ! Relamente, a saudade nos trás a esperança no olhar. A vontade de viver tudo de novo ou de reencontrar aquilo que nos faz bem. Parabéns pelo blog, adorei!
Beijos.